quarta-feira, 31 de maio de 2017

DIÁRIO DO GRUPAMENTO DE SOCORRO E DESASTRES REFERENTE ÀS CHUVAS EM ALAGOAS

 

Município de Pilar 29/05/2017

Na manhã do último dia 29 do mês de maio do corrente ano de 2017, nosso Grupamento de Socorro e Desastres do Coletivo Autônomo dos Bombeiros Profissionais Civis de Alagoas, esteve no Município de Pilar onde as fortes chuvas haviam feito cerca de quatro mil desabrigados oriundos da região mais baixa da cidade (zona pesqueira), onde muitos estavam abrigados uma parte na casa Paroquial da Igreja Matriz do Pilar e outra no espaço do SESI da região, sendo montado um posto de atendimento pré-hospitalar na área da praça externa da Paróquia, onde foram prestados os seguintes serviços: atendimento a vítimas de micoses, curativos, aferição de pressão arterial e orientações de saúde básica referente os cuidados que todos devem ter para evitar as doenças transmitidas no meio líquido.




 
 
Durante a tarde nossa equipe de Bombeiros esteve nas regiões evacuadas, realizando buscas e prestando mais serviços de natureza pré-hospitalar aos moradores que retornavam as suas casas para tentar recuperar alguma coisa de seus pertences que restou, parte do trajeto foi feito na região alta das encostas, sendo realizada abertura de trilhas pelo matagal e sempre em sentido a região pesqueira onde a situação era de calamidade.  




 
 

sexta-feira, 26 de maio de 2017

SOBRE SER BOMBEIRO CIVIL VOLUNTÁRIO



O Bombeiro Voluntário é uma pessoa que dorme menos que muita gente, passa frio, sol, chuva, fome. Ele doa um dia da semana ou um dia do mês em prol da solidariedade humanitária. E há momentos que não tem dias de festa. Natal, ano novo e em muitos momentos importantes, está muito longe dos entes, as vezes fica longe da sua família, de seus filhos quando adoecem, de sua esposa, de seus pais e irmãos. Recebe insultos de companheiros de farda que não interpretam a causa, resiste fortemente, Sente, ama o que faz. Passa milhares de sustos e muitas coisas mais que se passa nas ocorrências. Mas quando sai para seu trabalho voluntário, muito cedo, ele vai com o sentimento de servir a sociedade de todo coração porque ele não está sozinho nisso, seu Grupamento voluntário é sua segunda família, pode até ter que ficar trabalhando por vários dias, ou pior ainda perder a vida, mas ele sabe que é vanguarda e seu sentimento humanitário está acima das adversidades.

"SERVIR A SOCIEDADE DE TODO CORAÇÃO"

sexta-feira, 19 de maio de 2017

BOMBEIROS RECEBEM TREINAMENTO DE RETIRADA E COLOCAÇÃO DE MACA EM UNIDADE DE SUPORTE BÁSICA


Estar sempre buscando se atualizar nos procedimentos que envolvem movimentação e transporte de vítimas é uma questão de obrigação para qualquer profissional ligado a área de saúde, fato que para os Bombeiros Civis de nosso Coletivo Autônomo, tornou-se uma missão de interesse sempre objetivando a proatividade e a perfeição do trabalho em equipe.
Cada oportunidade é uma chance de aprender novos procedimentos e manobras, sendo assim neste mês de maio, especificamente no domingo dia 14 (dia das mães) , nossa equipe participou de um treinamento voltado à retirada e colocação de maca em unidade móvel de suporte básica, onde o momento foi de aprendizagem e aprimoramento das técnicas que envolvem a utilização da maca como um equipamento indispensável para remoção de vítimas em caráter de urgência ou emergência.

 

terça-feira, 2 de maio de 2017

PROJETO DICAS QUE SALVAM VISITA O AGRESTE

ESTUDANTES SECUNDARISTAS E UNIVERSITÁRIOS RECEBEM TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS




Nos dias 08 e 30 do mês de abril, foram realizados dois cursos pelo "Projeto Dicas que salvam". O objetivo dessa vez, foi atender os movimentos estudantis de nível secundarista e universitário, tendo como tema importante o atendimento pré hospitalar em confritos repressivos orquestrados pelos agentes do estado.

Nós dois dias de curso e treinamento, todos receberam orientações técnicas de atendimento, transporte e acionamento de Socorro em casos clínicos e de trauma ocorridos em manifestações de natureza contestativa. Nós dias atuais centenas de estudantes estão sendo vítimas dos exessos cometidos por Policiais a serviço do estado, então é importante levar a juventude conhecimentos de Primeiros Socorros que possibilitem a continuidade da vida nos momentos onde a sociedade clama por melhores condições sociais. No dia 08 o curso foi em Maceió, e no dia 30 foi ministrado em Arapiraca todos os dois contaram com a presença de lideranças do movimento estudantil. Ao todo este ano o nosso Projeto já atendeu cerca de 70 estudados de diversas instituições e organizações.